You are here: Home Eventos Centro de apoio à mulher vítima da violência comemora 12 anos.

Centro de apoio à mulher vítima da violência comemora 12 anos.

A partir desta segunda-feira, dia 22, a Prefeitura comemora o 12º aniversário do Centro de Apoio à Mulher - Benvinda.

O Benvinda é um serviço voltado para mulheres vítimas da violência. Para abrir a programação, as promotoras de justiça Laís Silveira e Denise Guerezani Coelho vão discutir a Lei Maria da Penha, a partir das 14h, na sede do Benvinda (avenida do Contorno, 2231, Floresta). As festividades se estenderão até o dia 30 de setembro , com oficinas, exibições de filmes e palestras. As atividades são abertas ao público , que pode se inscrever pelos telefones 3277-4380 ou 3277-4379.

 

O Benvinda oferece assistência psicológica, social e orientação jurídica, com o objetivo de criar condições necessárias para que as mulheres construam possibilidades de ruptura com a violência que vivenciam. O trabalho parte de uma perspectiva de gênero, baseado na desigualdade social histórica entre homens e mulheres. Nos 12 anos de atuação , o serviço já realizou mais de onze mil atendimentos, com uma média mensal de 100 consultas. A proposta se consolida como referência nacional nessa linha de atuação , estando também envolvida em projetos de cunho internacional.

 

Políticas públicas

 

Há mais de uma década e meia, a Prefeitura empenha esforços no sentido de implantar ações de enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Desde 1993, essas políticas públicas são formuladas e implementadas para atender, acompanhar e acolher mulheres em situação de violência de gênero. A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, criada em 1998, visa elaborar, articular e executar políticas que assegurem o atendimento das necessidades específicas das mulheres , colaborando na construção da eqüidade de gênero e no combate às diferentes formas de discriminação contra as mulheres.

 

Outro avanço na promoção dos direitos desse público foi a criação, este ano, do Consórcio Público de Enfrentamento à Violência - Mulheres das Gerais - que envolve, além da capital mineira, os municípios de Betim , Contagem e Sabará.  

Document Actions