You are here: Home News Transmissão da doença de Chagas está erradicada em Minas

Transmissão da doença de Chagas está erradicada em Minas

Desde 2002, Minas Gerais conquistou a erradicação da transmissão da doença de Chagas pelo Triatoma infestans, certificada pela Organização Panamericana de Saúde, o que sinaliza o controle definitivo da doença.

No Estado, em 2008, até outubro, foram capturados e examinados cerca de 14 mil tipos de barbeiros. Desse total, apenas 186 tiveram resultado positivo para Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, o que representa uma infecção natural de 1,30%.

 

Nos anos anteriores, o baixo índice de infecção se repete. Pesquisa realizada, de 1989 a 2006, em 408 municípios mineiros e com 34 mil amostras de soros humanos, apontou para um controle definitivo da doença. Menos de 1% das amostras apresentou resultado positivo, o que demonstra a ausência de infecção recente ocasionada pela picada do barbeiro.

 

Da mesma forma que em Minas, o Brasil, desde 2006, recebeu uma certificação da Organização Mundial de Saúde pela erradicação da transmissão da doença de Chagas pelo Triatoma infestans. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Francisco Lemos, os avanços registrados em Minas e no Brasil demonstram que não há retorno do principal transmissor.

 

A maioria dos óbitos, cerca de 99,88%, acontece em portadores da doença de forma crônica, maiores de 20 anos, o que significa que são remanescentes do período em que a transmissão vetorial não havia sido interrompida.

 

O gerente ressalta que com a erradicação do Triatoma infestans, outras espécies são atualmente o foco de atenção do Programa de Controle da doença de Chagas em Minas. No entanto, segundo Lemos, essas espécies são consideradas secundárias no ciclo de transmissão, pois são silvestres, ou seja, “não possuem o hábito de se alojar em habitações humanas e se alimentam preferencialmente de sangue de animais”.

 

Em Minas, podem ser encontradas principalmente duas espécies silvestres. O Panstrongylus megistus, que vive em matas e bosques nativos, e o Triatoma sórdida, que vive em cerrados e caatinga arbórea e tem preferência alimentar por aves, que são refratárias à infecção, ou seja, não podem ser infectadas.

 

O índice de infestação no interior das casas por essas espécies é inferior a 2%, pois a presença de barbeiros silvestres prevalece nos arredores dos domicílios em galinheiros, cercas e montes de lenha. Quando é verificada a presença de barbeiros infectados dentro da residência, os moradores são encaminhados ao serviço de saúde, para realização de diagnóstico e acompanhamento.

Francisco Lemos explica que a transmissão oral é observada em surtos esporádicos na Região Norte do Brasil, onde o inseto infectado pode ser acidentalmente batido juntamente com o açaí. Além disso, o surto de Santa Catarina em 2005 foi relacionado à moagem do inseto juntamente com a cana de açúcar. “O alimento não fica infectado, e com o simples cuidado no consumo, indispensável para a saúde humana, é possível eliminar todo o risco,” explica Lemos.

 

Tratamento

 

O tratamento, quando indicado, é realizado gratuitamente em unidade ambulatorial com acompanhamento médico. Ele deve ser realizado em todos os casos agudos, após a confirmação.

 

Durante o tratamento, os exames solicitados são ofertados gratuitamente na rede pública de saúde. Assim como os exames para pesquisa da doença que estão disponíveis no SUS e são realizados pela Fundação Ezequiel Dias.

 

Para a fase crônica, a recomendação é o tratamento apenas de infecções recentes, ou seja, crianças com idade igual ou inferior a 12 anos. Segundo Francisco Lemos, atualmente não há indicação de tratamento em larga escala de adultos na fase crônica, porque além da baixa eficácia, o tratamento ainda pode causar efeitos colaterais severos.

 

O medicamento, benzonidazol, está disponível mediante solicitação específica dos municípios. Embora a indústria farmacêutica responsável tenha interrompido sua produção, o governo brasileiro assumiu a atividade, evitando sua falta. Para o ano de 2009, já foi efetivada a compra de cerca de um milhão de comprimidos pelo Ministério da Saúde.

 

Os pacientes crônicos devem ter o seu estado clínico monitorado constantemente, pois aproximadamente 30% das pessoas infectadas desenvolvem os sintomas crônicos da doença e 10% vão desenvolver a forma cardíaca.

 

Políticas Públicas 

Para combater a doença de Chagas, as Gerências Regionais de Saúde e os Municípios de jurisdição realizam um planejamento anual. Nele são detalhados todos os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades do Programa de Controle da Doença de Chagas.

 

Francisco Lemos ressalta que desde 2000, o controle da doença de Chagas acontece de forma descentralizada, pois os municípios assumem a responsabilidade de execução das atividades. Dessa forma, a responsabilidade do monitoramento de barbeiros é dos municípios, que realizam visitas programadas nas residências. O município através do agente de saúde realiza a visita, pesquisa e efetua borrifação quando for confirmada a presença de barbeiros.

 

Além disso, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), anualmente são feitos investimentos para melhoria habitacional voltada para o Programa de Controle da Doença de Chagas. Nos últimos anos, todos os recursos destinados a Minas têm sido aplicados em cidades localizadas na região norte.

 

Lemos ressalta ainda que a participação da comunidade é fundamental. Existem postos de identificação de barbeiros onde os moradores podem notificar a presença do inseto em suas residências. “Esses postos são muitos acessíveis aos moradores, e geralmente ficam localizados em escolas, postos de saúde, sendo inclusive muitas vezes coordenado por pessoas da própria comunidade,” pontua o gerente.

 

Título: Transmissão da doença de Chagas está erradicada em Minas 

Autor: Secretaria de Estado de Governo  Data 22/01/2009 

Links    

Arquivos 

Fonte: Edson Júnio 

 

  

 

Document Actions